domingo, 24 de julho de 2016

PENSAMENTOS DE GANDHI

 
  Frases fortes são uma das marcas registradas do líder indiano Gandhi.

* "Minha vida é um todo indivisível e todos os meus atos convergem uns nos outros. E todos eles nascem do insaciável amor que tenho pela humanidade."

* Se considerarmos toda a história passada, tal como podemos conhecer, constatamos que o homem progrediu para a não violência. Do canibalismo à caça e à agricultura, do nomadismo à civilização das aldeias e das cidades, da família à comunidade e à nação. Tudo isso são sinais do recuo da violência. Não tivesse sido assim, hoje a espécie humana estaria extinta."

* Minha missão não se esgota  na fraternidade entre os indianos. Minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, na prática, toda a minha vida e o meu tempo. Mas por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a fraternidade entre os homens. 

* As religiões são vias diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importa se tomamos caminhos diferentes, já que temos em mira o mesmo objetivo? Na realidade, há tantas religiões quanto indivíduos".

* Não há nenhum mérito em ser leal. No mundo inteiro, essa é uma condição básica de cidadania".

* A verdadeira felicidade vem quando nos comprazemos em reduzir o máximo possível nossas necessidades".

* O fraco jamais perdoa: o perdão é uma característica dos fortes".

Revista Ioga, Bons Fluidos (08/2003)

0 comentários: