terça-feira, 26 de julho de 2016

MANTRAS

     Derivado do sânscrito, a palavra mantra vem de manas, que significa mente, e tra, instrumento. A tradução dá pista sobre uma de suas principais funções: acalmar a mente, facilitar a concentração e propiciar um estado de meditação mais profundo. "O som é muito poderoso. Assim como a música tranquiliza as feras, a repetição de um mantra sossega a mente. Em vez de ficar solta, pulando de um estímulo a outro, ela recebe um alimento único, uniforme e contínuo, que ajuda a se aquietar e a se concentrar", afirma Pedro Kupfer, professor do Instituto Dharma-Yogashala, em Florianópolis. 
    Os mantras podem ser longos, ter apenas uma frase, ser um bija ou possuir apenas somente uma sílaba, como o Om. Seja qual for a forma, eles não são considerados sons comuns. Os especialistas afirmam que a repetição de outros tipos de palavra _ por exemplo, cadeira_ não produziria o efeito que os mantras provocam. A diferença? "Por serem sons sagrados, os mantras elevam a consciência. Eles nos reconectam com o Universo e com algo maior que existe dentro de cada um de nós, nossa natureza divina. Além disso, possuem uma sonoridade especial, que vibra de forma positiva", ensina a cantora de música indiana Ratnabali Adnikari, que lançou Índia, um CD apenas com mantras. "Entoá-los também é um ato de amor, uma doação, porque todo o Universo se beneficia", arremata.
    Poderosos, os mantras trazem inúmeros benefícios. Suas vibrações produzem uma massagem nos neurônios, acalmando a mente. Também equilibram os dois hemisférios cerebrais os dois hemisférios cerebrais e agem ainda no nível celular. "Os sons harmoniosos fazem as células vibrar numa frequência de perfeição", completa Márcia de Luca, diretora do Centro Integrado de Yoga e Meditação, de São Paulo. "Eles aumentam a quantidade de energia que circula dentro do corpo porque limpam os chacras e desobstruem os nadis, os canais por onde ela circula e é distribuída para irrigar órgãos, vísceras, tecidos e células", ensina Anderson Allegro, professor de Aruna Power Yoga, de São Paulo. 
     Para fazer efeito, os hindus afirmam que os mantras precisam ser pronunciados várias vezes. Recomendam no mínimo 108 repetições. Mas isso não precisa ser levado ao pé da letra. Há escolas que propõem 27 ou 54 e outras até mais que 108. A contagem é feita por meio de um cordão de contas, o mala, que inspirou a prática cristã de empregar o terço para acompanhar a repetição de orações. 

CADA MANTRA UM EFEITO: eles podem ser repetidos mentalmente ou vocalizados de forma contínua. Veja os principais benefícios segundo Márcia de Luca:

* OM: limpa a mente e abre os canais energéticos. Nos ajuda a aceitar quem somos e nos abre as forças positivas do universo. Promove a cura.
* RAM: dá força, elimina o medo e acalma. Indicado para curar insônia e para voltar a dormir depois de um pesadelo. Fortalece a energia vital e o sistema imunológico. 
*SHANTI: mantra da paz, pode ser usado para promover calma, desapego e contentamento. É excelente para desordens do sistema nervoso. Ajuda a controlar estresse, ansiedade, tremores e palpitações.
* SHRIM: promove saúde, beleza, criatividade e prosperidade. Torna a mente mais sensível.
* HRIM: faz crescer a produtividade e a eficiência, auxilia em processos de desintoxicação.
* KRIM: estimula o poder de ação e a capacidade de promover mudanças em nossas vidas.
* KLIM: dá vitalidade sexual e controle emocional. Aumenta a energia vital e fortalece o sistema imunológico. Ativa as propensões artísticas e a imaginação.
* HOM: estimula a força de vontade, a sabedoria e o desejo de transformação. 
* HUM: ajuda a nos libertar de doenças e emoções negativas. Aumenta o agni (fogo digestivo), responsável pela metabolização das informações, e pelo processamento das emoções e dos pensamentos. Elimina toxinas físicas e psicológicas, abrindo e desobstruindo os canais energéticos. Incrementa o poder da mente e da percepção.
* SHUM: potencializa  vitalidade, fertilidade e o vigor sexual. Estimula a criatividade e o senso artístico. 
* SOM: aumenta a energia, vitalidade, alegria e a criatividade. Fortalece a mente, coração e os nervos. Promove o rejuvenescimento.
* GAM: Indicado para acentuar a inteligência, as habilidades relacionadas à matemática e à ciência, o equilíbrio mental, paciência e perseverança.
* AIM: aumea a concentração, raciocínio lógico e melhora a capacidade de expressão. Aguça a inteligência e acelera o aprendizado. Alivia distúrbios mentais e nervosos.
* AHAM BRAHMSMI: mantra poderoso dedicado à Brahma, criador do Universo. Deve ser usado par coragem e ânimo.
Retirado da revista Ioga, Bons Fluidos (11/2004)

0 comentários: