terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SIGNIFICADO DA PALAVRA SARAVÁ


   "Nós, umbandistas, adotamos o mantra SARAVÁ, pois segundo seu estudo grafo sonométrico (estudo da escrita e do som), encontramos o porquê da utilização desse magnífico cumprimento:
 Em priscas eras, os primeiros sacerdotes do AUMBHANDHAN possuíam uma palavra sagrada de reconhecimento – YAÔAVA – entre os adeptos da religião primeva, e que seria uma maneira de guardar ou velar a mantra sagrado – AUMBHANDHAN – que era profundamente secreto, pois só pronunciavam em certas épocas do ano, em cerimônias especiais.
   Nota do autor: O vocábulo ternário UM – BAN – DA, em sua vibração interna e real, significa a própria “LEI MAIOR DIVINA”, regendo ritmo do nonágeno: Fogo, Terra, Ar, Água, Mineral, Vegetal, Animal, Etérico humano e Magnético Telúrico, esse denominado de “Nove caminhos de evolução e vivenciação terrena”, e também do desenvolvimento da “Filosofia, Ciência, Religião e Arte, pela atividade da magia em todos os recantos do Universo”.
  A palavra Umbanda é síntese vibratória e divina, como poderá ser constado a seguir. Ela é conhecida desde os Vedas e demais escolas iniciáticas do passado, mas foi esquecida na letargia das línguas mortas. Ela deturpou-se na sua divina musicalidade e perdeu sua intimidade espiritual elevada de um“mantran“ cósmico.
Etimologicamente o vocábulo Umbanda, provém do prefixo “AUM” e do sufixo “BANDHAN”, ambos do sânscrito, cuja raiz encontra-se nos livros Upanishads e nos Vedas indianos, há alguns milênios.
   A palavra “AUM” é de alta significação espiritual. É próprio símbolo sonoro significativo da Trindade do Universo, representando Espírito, Energia e Matéria; Pensamento Original, Amor e Ação; ou ainda, Pai, Filho e Espírito Santo.
  A palavra “BANDHÔ significa movimento incessante, força emanada de Deus, incitando no indivíduo, o despertar angelical. Em conseqüência, o prefixo AUM e o sufixo BANDHAN, constituíram a palavra AUM-BANDHAN, que pronunciada como um mantra, aproxima-se da sonorização OM-BANDAM, que na alta espiritualidade podemos traduzir como “O CONJUNTO DAS LEIS DE DEUS” -“A INCESSANTE EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO”. Portanto, YAÔAVA, era a saudação utilizada em substituição da palavra sagrada AUMBHANDHAN.



YAÔ: simboliza o poder masculino atuante na Natureza.
AVA: simboliza o poder feminino na Natureza. Juntado-se YAÔ com AVA, teremos YAÔAVA como a manifestação de Deus na Natureza. Originariamente, YAÔAVA era EVOÉ, que se pronunciava EVAUÉ.

  Essa palavra era composta de quatro letras sagradas, representativas do quaternário cósmico, assim pronunciadas: YOD – HÊ – VAU – HÉ. Representa também, Deus manifestado em união eterna com a Natureza. YOD (YAÔ) – poder masculino. HÊ – VAU – HÉ (AVA) – poder feminino.
   De tudo isso, devido as deturpações sofridas, chegamos ao SARAVÁ, que não é somente ou simplesmente um “salve irmão”, mas sim o cumprimento que significa o sentido altamente filosófico, metafísico e oculto dos fenômenos do Universo Manifestado por Deus, e é o véu que oculta o sagrado mantra cósmico maior – AUMBHANDHAN.
   De forma simples, podemos também dizer que SARAVÁ é um fixador da Luz Astral em movimento, como também um dissipador da Luz Astral em repouso, pois ele pode fixar ou dissipar vibrações em nosso campo astral, físico e mental. Assim temos um cumprimento que significa: “QUE OS PODERES DE DEUS PAI E DA MÃE TERRA ESTEJAM COM VOCÊ”. Desta forma, ao emitir este mantra ou saudação, não só estamos saudando as Entidades Espirituais como também estamos pedindo a elas que nos iluminem astral e fisicamente, e que nos limpem das energias negativas que estiverem acumuladas em nosso campo astral e espiritual.
  Por isso, pela simplicidade e facilidade de entendimento, utilizamos à palavra SARAVÁ na saudação a todas as entidades. Portanto: SA— (Força, Senhor) —RA— (Reinar, Movimento) —VÁ (Natureza, Energia). Saravá significa então força que movimenta a natureza. Esse termo é,portanto, um mantra que pode fixar ou dissipar determinadas vibrações, não sendo, portanto aconselhável pronunciá-lo sem a devidanecessidade.
   Algumas introspecções sobre o SARAVÁ:

• Eleva a consciência, lembrando que todos os seres e toda a existência são sagrados.
• Revela que a nossa divindade interior respeita a divindade dentro dos outros.
• Extrai o ego por um instante, inspira à reflexão nas realidades mais profundas, aliviando a relação entre os povos. Seria difícil ofender ou gerar a sensação de animosidade em alguém quando oferecemos o SARAVÁ.
• O SARAVÁ é um gesto de amizade e da bondade, também dos agradecimentos ou do reconhecimento especial.
• O gesto verdadeiro de SARAVÁ é acompanhado de leve curvar da cabeça e dos ombros. Este é um gesto que diminui nosso sentido do ego,exigindo alguma humildade para oferecê-lo. O gesto tem um efeito sutil no sistema da aura.
• SARAVÁ é uma forma de proteger a pureza.
• SARAVÁ um gesto encantador, gracioso e belo.
Trecho extraído do livro: "O ABC do Servido Umbandista - autor: Pai Juruá (Retirado do site: http://www.portalarcoiris.ning.com/)

0 comentários: