sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

   O que mais ouço dos amigos e amigas solteiros e, até de alguns casados, é que o Natal, a data em si, os deixa triste.
   E, posso dizer a você leitor que, durante muitos anos, essa data também me deixou chateada. Natal, para mim, significava ficar com a falta. Com o que não possuía. Ou seja, com o casamento que não ia bem, com o companheiro que não era ideal, com o presente que não ganhei, com a festa sem um ou outro membro da família, com o que não possuía.
    E, o que mudou na minha vida, nos últimos anos?
   Por que agora, de repente, o Natal é a festa mais esperada do ano?
Aprendi a ficar com o que tenho. Passei a compreender o real significado do Natal que vai além, muito além da troca de presentes. Se bem que é verdade que tudo o que o mundo preparou para o Natal com Papai Noel, a Ceia de Natal, as músicas, a decoração com árvores coloridas, pisca-piscas, guirlandas, presépio, tudo faz da data uma festa linda. Eu diria, a festa da família. Talvez aí esteja o problema.
   Para aqueles que perderam sua família, para os que não constituíram família e para os que estão sós, talvez o Natal possa mesmo parecer triste. Mas isso tudo pode ser repensado, e é por isso que escrevo a você, leitor. O que podemos fazer para comungar do espírito de Natal? O espírito da doação, da caridade, da compaixão, do renascimento? O que podemos fazer para que tudo a nossa volta se transforme e passe a ser feliz?
    O sofrimento e a tristeza são, muitas vezes, opcionais. Podemos dizer a um e outro, queremos mais. Queremos mudar, queremos acordar diferentes hoje. É óbvio que não é assim simples, mas é possível. É possível mudar o nosso modo de ser. Não é fácil, mas é a nossa vida que está em jogo e, por isso, por que não escolher o novo, o diferente? Isso tudo demanda autoconhecimento. Para que possamos mudar, é preciso primeiro saber como somos e como queremos ser. Ou seja, para dar um passo, é preciso saber em que lugar estamos, em que terreno estamos pisando e para onde queremos ir, quais são nossas limitações e o que precisamos para superá-las. Em qual terreno queremos entrar...
    Posto isso, porque não inventar, darmo-nos  a chance de fazer um dia 25 diferente? Para os que tem família — um evento de ação de graças. Para os que não têm, por qualquer motivo, por que não ajudar-se a ajudar a quem precisa? Por exemplo, convidar os amigos na mesma condição e organizar um lindo evento. Por que não — mudar — e fazer deste um Natal completamente diferente do que está acostumado a viver e experimentar?
   Além disso tudo, há sempre o nascimento do menino Jesus. Comemorado no dia 25, desde o ano VI DC, o que torna o Natal um evento fantástico. Que traz além de tudo o que é material, o espiritual...
   As cerimônias religiosas são belíssimas e cheias de mensagens de paz, amor, esperança e muito, muito amor. Nesse sentido, você leitor já percebeu que há muito para fazer no Natal. Muito mais do que se entristecer e querer fugir, fazer de conta que não existe. Há muito a fazer, além de comprar o melhor presente ou preparar a melhor lista de presentes, a melhor ceia.
      Há que contagiar-se com o espírito natalino.
   Apossar-se do seu lado bom, belo, verdadeiro. Do seu Eu Superior, do seu Ser de luz, amor e paz.
E, nesse sentido, quem sabe, experimentar a compaixão, a caridade, o amor? E, imbuídos disso, por que não se perdoar de todos os seus erros, perdoar o outro, os outros, zerar. Libertar-se de tudo o que faz mal para começar um novo ano cheio de paz?!
    Experimente, venho fazendo isso há algum tempo e garanto a você, o Natal nunca mais foi triste. Ao contrário, a cada ano, entendo essa data como um presente divino. Um presente para nos mostrar o quanto ainda há a caminhar.
    Acredito, verdadeiramente, que esse é o nosso maior presente. Refletir. Refletir o que passou, o que queremos para o futuro. Refletir sobre nossos sonhos, nossas relações, nossa vida. Então, é só sair para o abraço e ser feliz. A noite do dia 24 promete! Experimente, mude sua escolha.
     FELIZ NATAL!
Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.
Retirado do site:  http://br.mulher.yahoo.com/blogs/amoreoutrascoisas/o-natal-deixa-triste-144940236.html

0 comentários: