domingo, 3 de julho de 2011

UMA ALTERNATIVA PARA O ABANDONO: DAR-SE A SI MESMO

AMOR NÃO É PRISÃO
   Muito já foi escrito a respeito da co-dependência, desse excessivo "envolvimento" que muitas pessoas sentem e o conseqüente medo de serem abandonadas. Se acharmos que dependemos de alguém para algo essencial,  pode ser assustador pensar na possibilidade de perder essa pessoa. O que precisamos é de um bom substituto que fortaleça nossa auto-estima. Robert McDonald, observou em seu trabalho sobre a codependência que muitas pessoas que se queixam desse problema têm, literalmente, imagens internas de estar fisicamente ligados a um pai, esposo ou outra pessoa importante.    
    Um homem disse que sentia como se seu pai estivesse ligado a ele pelo tórax. Uma mulher declarou que a imagem da mãe era pequena e curvada, grudada a ela do lado direito, como um percevejo. Outras pessoas imaginam um cordão que as liga a alguém.
    Embora isso possa parecer estranho no início, faz muito sentido. A sensação de dependência, como qualquer outra experiência, tem uma estrutura mental interna. Quando duas pessoas são co-dependentes, faz sentido que elas sintam a necessidade de uma ligação bem próxima. A ligação por meio de um cordão ou do corpo são formas típicas de se vivenciar a co-dependência.
    Se essas pessoas imaginarem que estão se desligando do outro, ficarão com medo de serem abandonadas. Para atingir aquilo que essas pessoas realmente desejam, Robert e eu desenvolvemos o processo que relato a seguir. Ele o vem utilizando em seminários com ótimos resultados.

COMO ABANDONAR-SE A CO-DEPENDÊNCIA: RELIGANDO-SE A SI MESMO

    Em um lugar calmo, onde ninguém exija sua atenção durante uns 15 ou 20 minutos, faça o seguinte, de pé:
   1. Identifique o outro: Pense em alguém com quem você julga partilhar uma situação de co-dependência ou com quem esteja excessivamente envolvido. Na maioria dos casos, trata-se de um parente ou um ente querido. Quer o envolvimento seja muito ou pouco, você sairá ganhando com este processo.
  2. Conscientize-se da sua excessiva ligação com o outro: Imagine que esta pessoa está na sala com você. Se não conseguir ver nenhuma imagem interna, apenas "sinta" ou finja que está vendo. Vai funcionar do mesmo jeito. Ande em volta dessa pessoa. Observe sua aparência. Toque-a para ver como ela é e observe como se sente por estar na presença dela. Preste especial atenção aos seus sentimentos de estar envolvido em excesso com essa pessoa. Observe como se sente pelo fato de estar tão ligado a ela. Tem a sensação de estar ligado a ela fisicamente? Há alguma ligação direta entre seu corpo e o dela, através de um cordão ou outra coisa qualquer? Observe em que ponto do seu corpo e do corpo da outra pessoa se dá a ligação. Muita gente sente esta ligação na altura do estômago, do peito ou da virilha. Sinta o mais completamente possível a qualidade dessa ligação — qual sua aparência e a sensação que provoca.
   3. Independência temporária: Agora, tente cortar esta ligação por um instante, só para ver como se sente. Imagine que sua mão é uma navalha, ou simplesmente dissolva a ligação de outra maneira qualquer... Muitas pessoas não se sentem bem em se separar neste ponto, e isso é um sinal de que a ligação teve um propósito importante. Não é necessário se separar agora, pois você só se sentirá confortável quando tiver um substituto pronto.
   4. Descubra os objetivos positivos: Agora pergunte a si mesmo: "O que realmente desejo desta pessoa que possa me satisfazer?" (...) Então pergunte: "E o que há de positivo nesta ligação?", até obter uma resposta fundamental, como, por exemplo, segurança, proteção, amor...
   5. Crie o seu Ser Evoluído: Agora, volte-se para a sua direita  e crie uma imagem tridimensional de você mesmo depois de ter evoluído bem além de suas capacidades atuais. Esta é um outro você que está bem à sua frente, que já resolveu todos os problemas que você está enfrentando agora, que o ama, lhe dá valor, que quer proteger e cuidar de você. Esta é a pessoa que pode lhe dar tudo aquilo que na etapa 4 você descobriu que realmente deseja. Observe como ela anda, sua expressão facial, sua voz e o que sente quando ela toca em você. Se não conseguir "ver" esse Ser tão cheio de recursos, apenas "sinta" como ele é. Algumas pessoas sentem um calor ou uma luminosidade ao redor desse Ser.
   6. Transforme a ligação com o Outro numa ligação com esse Ser: Volte-se novamente para o Outro a quem você está ligado. Veja e sinta a ligação. Depois corte a ligação com o Outro e imediatamente refaça a ligação com o seu Ser. Desfrute a sensação de estar em interdependência com alguém com quem realmente pode contar: você. Agradeça a este Ser por estar aqui para ajudar você. Ele é a pessoa que estará sempre presente, abrindo caminho para você — seu companheiro constante, que estará sempre junto de você para verificar o que está à sua frente e se certificar de que você estará seguro.
   7. Respeite o Outro: Olhe novamente para o Outro e examine a ligação que foi cortada. Veja que o Outro também tem a possibilidade de refazer a ligação consigo mesmo. Se o cordão saiu do umbigo, você o verá indo em direção ao coração. Imagine a ligação refazendo-se em outro local adequado do corpo do Outro. Se não havia um cordão, você poderá imaginar o Outro sendo ligado fisicamente ao seu próprio Ser Evoluído, da mesma forma que você está agora. Isso lhe dará a segurança de que o Outro também ficará melhor tendo uma consciência maior de si mesmo. Observe como agora você pode se sentir inteiramente presente na relação com o Outro.
   8. Aumente sua ligação com o seu Ser: Agora volte-se para o seu Ser Evoluído, ao qual se encontra ligado. Entre literalmente dentro dele, de forma a poder se olhar de fora. Sinta como é bom ter recursos e poder dar mais a si mesmo. Após desfrutar da sensação de ser este Ser Evoluído, volte para dentro de si mesmo, trazendo consigo os recursos que ele possui.
   9. Vá para o futuro: Observe como se sente tendo uma nova capacidade de se relacionar com as pessoas, em bases mais sólidas. Imagine como será o futuro tendo como companheiro o seu Ser Evoluído. Também poderá observar como este Ser Evoluído lida com dificuldades.
Retirado do site: www.portalarcoiris.ning.com

0 comentários: