sexta-feira, 8 de julho de 2011

TENDÊNCIA DOUTRINÁRIA

   Os homens, mais do que tudo, tem tendência a medir, pesar, ponderar, cercear e criar limites e contornos definidos a tudo, inclusive as idéias. Os pacotes fechados de idéias chamados doutrinas são as piores.
   Piores não por serem ruins, muito pelo contrário, talvez até sejam excelentes, mas piores são os que se limitam nelas estagnando a consciência em seu processo evolutivo. Num mundo dinâmico onde tudo muda e evolui rapidamente a nível material, que dirá no nível consciencial. Os paradigmas são criados para facilitarem uma fase da existência, uma vez que está ultrapassado perde a finalidade de facilitar e transforma-se num fardo.
   Aqueles que não desejam mudar com medo da mudança acabam fossilizados nas idéias cristalizantes que os atolam em areias movediças conscienciais. Os homens mudam, os espíritos se modificam, as experiências transformam, as doenças sofrem mutações e as idéias evoluem.
    É natural diante do processo da reencarnação que cada vez mais novos médiuns, projetores e paranormais venham trazendo novas idéias, métodos e conceitos que sejam devastadores às idéias antigas. Não devemos nos limitar apenas num livro, num autor, num mestre ou numa idéia só, é preciso amplitude a fim de acumular dados, criar inputs gerar insights e questionamentos suficientes a fim de crescer
consciencialmente.
    É curioso observar que até mesmo os espiritualistas aficionado a reencarnação e da mediunidade se ressentem de novos médiuns e novas idéias e mensagens transcritas por estes, ancorados nos mesmos “velhos” e respeitados mestres do astral que eles acreditam que não se modificam nunca. Estes mestres sim são os que mais evoluem e que mais se modificam, pois estão em situação mais privilegiada e num nível de consciência maior.
    Fechou pacote? Não é mais universalista, se não é mais universalista, não serve! Por isto as doutrinas se transformam em dogmas empacotadas pelas mentalidades fanáticas que na maioria das vezes tem pouca sensibilidade psíquica e mediúnica, motivo de não conseguirem perceber
as novas idéias dos “velhos” mestres e muito menos sua presença energética.
    Transcender é a palavra de ordem para o momento de libertação consciencial. O conhecimento muda junto com a mudança do nível de consciência. Se o conhecimento estagnou, quem estagnou foi a consciência. Muitas vezes não transcender uma doutrina é mera questão de orgulho,
outras vezes é falta de capacidade mesmo. O Universo é permeado de dimensões sutis e por idéias sublimes, mas só
as captam quem as sintoniza.
    A capacidade de mudar demonstra capacidade de vencer o erro e corrigir o medo. É mais difícil o auto-enfrentamento diante de uma idéia nova que nos abriga a nos transformar do que nos manter na inércia confortável diante de idéias antigas.
    As transformações do “eu”, acontecem a partir do próprio “eu” e não a partir das idéias que influenciam este “eu”. A humildade de mudar demonstra capacidade de se auto-transformar. A melhor forma de servir a Deus é ir se modificando conforme suas leis dinâmicas.
    A mudança é lei imposta, ninguém pode escolher não mudar, mas tem o pleno direito de escolher se vai mudar voluntariamente e sem dor ou com transformação compulsória acompanhada de sofrimento. Mude a si para que não seja necessário que o mundo te mude.
   Se nossas vivências já estão limitadas numa dimensão lenta dentro de um corpo denso, ainda temos a liberdade de deixar voar nossas idéias, alçando vôo com as asas do coração.
Dalton Campos Roque - www.consciencial.org – 24/08/2002
(Recebido por email, de Mauricio - grupo Universalismo Crístico-RJ)

0 comentários: