segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

COEXIST


    "Coexist", ou "Coexistir" (tradução livre para o português) é uma logo criada pelo artista polonês Piotr Mllodozeniec.

Significado

    A logo é formada pelo intercambiamento dos três símbolos das religiões monoteístas que consideram Abraão como seu patriarca.
    A letra "C" foi trocada pelo Crescente Islâmico, símbolo adotado em várias bandeiras de países em que há predominância de muçulmanos na população.
   O símbolo judaico conhecido como "Estrela de Davi" foi inserido na logo na posição da letra "X". Segundo a tradição  judaica, este símbolo era grafado no escudo do exército do reino de Israel desde os tempos do reinado de Davi.
  A letra "T" foi permutada pelo símbolo maior do cristianismo, a Cruz de Cristo. Esta representa a expiação dos pecados da humanidade por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário.
    A união desses símbolos numa só palavra, "Coexist", sugere a idéia de convivência pacífica entre as religiões abraâmicas. Tal convivência pressupõe o respeito às crenças e aos preceitos das outras religiões sem o abandono ou sincretismo dos mesmos.

 História

   Uma das versões sobre sua origem provém da inspiração de dois estudantes americanos que, ao perceberem a forte discriminação étnica e religiosa, no ambiente acadêmico, criaram a logo, com o objetivo de mostrar que o Deus das três religiões é o mesmo. No entanto, o seu sentido atual exclui essa idéia, baseando-se, entretanto, na concepção de que os adeptos das três religiões abraâmicas podem conviver pacificamente entre si, mesmo professando crenças divergentes.

http://wwwelisangelaamor.blogspot.com/2009/08/coexistir-coexistencia-consciencia.html



  
Bono Vox, vocalista U2
Um dos maiores propagadores da mensagem do COEXIST é o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox.  Em todos os seus shows e entrevistas ele sempre fala sobre a importância da convivência pacífica entre as raças e crenças, para que todos possam coexistir pacificamente. A banda têm, inclusive, uma música com esse nome.



Painel de um show da Banda U2

COEXIST
Some graphitti was written up on a wall not too far from here
It says coexist
Jesus, Jew, Mohammed, it's true
Jesus, Jew, Mohammed, it's true
All sons of Abraham
Father Abraham, Father Abraham
Where are you now
Father Abraham, look what you've done
You've pitted your son against your son
Father, Father Abraham
No more, no more, no more
No more, no more, no more
No more, no more, no more
No more, no more


5 comentários:

Anônimo disse...

me ajudou bastante no meu trabalho de historia

Anônimo disse...

obrigada me ajudou muito!!!

FabyUfosArteBio disse...

Uau! Minha próxima tattoo neste ano que se inicia.

Anônimo disse...

Oi

Marcio disse...