sábado, 31 de dezembro de 2016

SUGESTÃO P/ LEITURA - DEZEMBRO/2016

1. O AMOR NÃO PODE ESPERAR (Marcelo César): Nunca houve tanto desamor no mundo, se revelando no descuidam das suas reais caso da maioria para com a responsabilidade bem de si, na leviandade com que muitos cuidam das suas reais necessidades, mergulhando nas ilusões das aparências, nos jogos da competição, do poder, do orgulho, ignorando as oportunidades de progresso que a vida lhes oferece, como se fossem seres merecedores de todos os privilégios sem ter que dar nada  em troca. Essas desilusões têm custado caro e o sofrimento aparece tentando mostrar a verdade que muitos não querem ver. Chegará o dia que, cansados de sofrer, começarão a enxergar a realidade, reconhecerão seus pontos fracos, desejarão mudar, sentindo o amor dentro de si e a necessidade inadiável de se cuidar, conquistar a própria felicidade e estar em condições de participar da construção de um mundo melhor.

2. O DESTINO EM SUAS MÃOS (Elisa Masselli): História de alguns imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil em busca de riqueza. Assim que chegaram, viram seus sonhos destruídos, mas a vida deles precisava continuar.  Lola e Carmen, duas mulheres que ficaram sozinhas, tiveram de lutar contra o preconceito, ciúmes, possessividade e o apego a coisas e pessoas. Aprenderam através de muito sofrimento, que as pessoas e as coisas de que precisamos para viver, não são nossas, apenas nos foram emprestadas. Elas escolheram passar por um processo de auto-conhecimento e sofreram por isso, mas tiveram ao seu lado espíritos amigos, sempre dispostos a ajudá-las em todos os momentos. Com o tempo, aprenderam que o dinheiro sem amor não tem valor e que tinham o destino em suas mãos.

3. SOMOS TODOS APRENDIZES (Sônia Tozzi): Bernadete, uma estudante de Direito, é arrogante, lógica e racional. Vive em conflito com familiares e amigos por causa de seu comportamento rígido, não perdoando falhas alheias e pequenos deslizes. Apaixonada por Geraldo, ela vai aos poucos mudando suas atitudes: passa a sentir mais amor no coração e percebe a presença de Deus em todas as coisas. Mas uma tragédia ocorrida no dia do casamento dos dois vem interromper esse caminho de felicidade. Na saída da igreja, uma bala perdida atinge em cheio os projetos do casal. Assim começa uma nova etapa na trajetória de todos, uma dolorosa adaptação a uma vida de saudade, de separação daqueles que mais gostamos e de resignação aos desígnios de Deus.

4. A SAGA DE UMA SINHÁ (Maria Nazareth Dória): Um novo sinhozinho assumiu os negócios daquela fazenda no Brasil -Colônia, trazendo consigo  sua esposa, mulher delicada vinda da Europa. O sinhozinho, homem devasso e inescrupuloso, obriga a esposa a ter relações sexuais com o negro que servia dentro da casa como ajudante geral. Dessa relação nasce o pequeno Frederico, bebê que consegue escapar da morte graças a uma fuga organizada por outros negros. Muito tempo se passa até que a sinhazinha volte a ter alguma notícia do filho. Teria ele sobrevivido? Essa história real vem trazer a todos nós exemplos de humildade e resignação que abrirão nossos caminhos rumo a um mundo melhor, com mais fraternidade e paz, acima da cor da pele ou classe social. Afinal, somos todos filhos de Deus.

0 comentários: