quinta-feira, 14 de julho de 2016

"QUANDO VOCÊ SE COMPARA, VOCÊ PERDE" - OSHO

     Tudo à nossa volta nos incita à competir. Medir nosso mérito em relação ao mérito de uma outra pessoa. Se o outro perde, somos favorecidos. Contamos com o erro do nosso adversário - o "próximo", a quem deveríamos amar como a nós mesmos, sem nem saber já é tomado por nós como adversário.
     Não estou falando de Olimpíadas. Não estou falando de esportes. Grandes eventos mundiais apenas evidenciam o modo como lidamos com nossos eventos cotidianos - apenas uma lupa de aumento. Estou falando da vida real. De como você acelera no trânsito para não dar passagem para o carro que quer entrar à direita. Estou dizendo de como você usa os políticos corruptos como uma justificativa para não pagar seus impostos corretamente. Estou falando do troco que você recebe errado e não devolve na padaria. Estou falando da sua impaciência quando uma senhorinha entra na fila preferencial do banco, retardando o seu processo em mais alguns minutos. Retardando o meu processo em mais alguns minutos.
    Estou falando de você, e de mim, e de todos os seres humanos da espécie homo sapiens que foram criados com base no você-perde-eu-ganho. Que foram ensinados a gostar do erro que o vizinho comete, que foram adestrados a gostar da desgraça alheia. Que foram criados sem olhar para a própria pequenez e pro próprio sofrimento e pro próprio vazio. Estou falando de você, e de mim. E de nossos filhos que, de um modo ou de outro, estão sendo criados do mesmo modo. Ficando felizes quando o 8 na prova de matemática é maior do que o 7 do "melhor amigo" e se sentindo completos idiotas se for menor do que o 9 do coleguinha da frente.

Ego, ego, ego.
Medo de ser inferior.
Medo de ser pior.
Medo de fracassar.
Ego, ego, ego.
   Que, no futuro, saibamos deixar as competições para os grandes eventos esportivos e comecemos, de uma vez por todas, a olhar o próprio erro como o maior dos professores.
"Quando você se compara, você perde". - OSHO

Flávia Melissa (Retirado do Facebook, página Flávia Melissa)

0 comentários: