quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

SUGESTÃO P/ LEITURA - DEZEMBRO/2015

1-  O ESPIRITISMO, A MAGIA E AS SETE LINHAS DA UMBANDA (Leal de Souza): Uma das primeiras obras a detalhar aspectos da Umbanda_ religião nascida no início do século XX sob a direção espiritual do Caboclo das Sete Encruzilhadas. E não há retrato mais fiel  de uma época do que o depoimento colhido diretamente de cronistas que atuaram, na imprensa diária. Este livro retrata os tempos heróicos em que a umbanda, mesmo tendo conquistado os corações do povo por sua atuação na caridade e pela força de suas curas "miraculosas", ainda constituía um caso de polícia, tal a censura que se impunha aos cultos afrobrasileiros. Com a familiaridade de quem participava de uma das tendas umbandistas criada pelo próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas, Leal de Souza apesenta a cada crônica um tema relevante: médiuns curadores, materializassões, sessões de copo/prancheta e mesa, cura da obsessão, feitiçaria e macumba, as sete linhas da umbanda, despachos, guias e protetores, kardecismo e a linha branca da umbanda... o autor registrou uma primorosa contribuição histórica à história da Umbanda.


2. O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (Annie Proulx): Jack Twist e Ennie Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, se casam e têm filhos, porque é isso que os vaqueiros fazem. Mas ao longo de muitos anos e de frequentes separações, essa relação se torna a coisa mais importante de suas vidas, e eles fazem tudo que podem para preservá-la. Numa linguagem deslumbrante que nos fica na cabeça, a autora conta a difícil e perigosa relação relação entre dois vaqueiros, que sobrevive a tudo, menos à intolerância violenta do mundo. 


3. NÃO ESTAMOS ABANDONADOS (Eliana Coelho Machado): João Pedro e seus irmãos foram criados sem limite. Todos podiam fazer o que bem entendessem com a conivência dos pais, que não admitiam opinião alheia na educação dos filhos. Em uma madrugada, ele e a namorada sofrem um acidente. Tem início a grande jornada redentora de um jovem, como tantos outros, em busca de entendimento e reparação de erros. Ajudado por benfeitores que trabalham na equipe iluminada de Schellida, João Pedro começa sua reforma íntima e conhece de perto a iluminada mentora, que o orienta e estimula a prosseguir no caminho do bem.Neste livro, João Paulo apresenta um pouco do trabalho que Schellida e sua equipe desenvolvem na espiritualidade, nos mostrando que, verdadeiramente, não estamos abandonados.


4. REFORMA ÍNTIMA SEM MARTÍRIO (Wanderley S. Oliveira): As ações em favor doa aperfeiçoamento espiritual dependem de uma relação pacífica com nossas imperfeições. Como gerenciar a vida íntima sem adicionar o sentimento e sem entrar em conflito consigo mesmo? Este livro é um alerta para os desejos de santificação imediata e um roteiro de transformação íntima sem martírio. A capacidade de administrar o mundo objetivo torna-se cada dia mais precisa e rica de tecnologia, todavia, a inabilidade na gerência do mundo íntima é comprovada a todo instante pelos atestados de descontrole e insatisfação que o ser humano tem demonstrado em sua vida pessoal. Estas são reflexões de pacificação e estímulo na aceitação ativa da realidade com propósitos transformadores. Um alerta para os desejos na santificação imediata e saltos evolutivos. Esvaziar-se de si e recomeçar, são palavras chave no processual trabalho da reforma íntima.

0 comentários: