sábado, 31 de outubro de 2015

SUGESTÃO p/ LEITURA - OUTUBRO/2015

1- O ESPIRITISMO, A MAGIA E AS SETE LINHAS DA UMBANDA (Leal de Souza): Uma das primeiras obras a detalhar aspectos fundamentais da Umbanda_ religião nascida no início do século XX sob as direção espiritual do Caboclo das Sete Encruzilhadas. E não há retrato mais fiel de uma época do que o depoimento colhido diretamente de cronistas que atuaram na imprensa diária. Este livro retrata os tempos heróicos em que a umbanda, mesmo tendo conquistado os corações do povo por sua atuação na caridade pela força de suas curas "miraculosas", ainda constituía um caso de polícia, tal a censura que se impunha aos cultos afro brasileiros. Com a familiaridade de quem participava de uma das tendas umbandistas criado pelo próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas, Leal de Souza apresenta a cada crônica um tema relevante: médiuns curadores, materializações, sessões de copo/prancheta e mesa, cura da obsessão, feitiçaria e macumba, guias e protetores, kardecismo e a linha branca da umbanda... tendo registrado uma primorosa contribuição histórica. 


2- AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA (Marcus de Mário): Escalado para fazer a reportagem da guerra no Leste Europeu, Peter Zoldan sente na pele o impacto da destruição. Em um esconderijo num quarto de hotel, o jornalista ateu e seus assessores encontram um grupo de crianças órfãs, reféns do egoísmo e da sede de poder dos homens. Mas nem a sua indignação irá encobrir o brilho da descoberta que ainda fará, ao sentir que alguém muito especial, que morrera anos atrás, o acompanha e incentiva  nesse marcante desafio. Seguir os passos do jornalista Zoldan será viver intensamente o desvendar dos verdadeiros valores da vida, o descortinar da realidade que extrapola o pensamento materialista e restrito. Porque viver será sempre muito mais!

4- KARDEC, A BIOGRAFIA (Marcel Souto Maior): Nessa biografia, Marcel Souto Maior investiga a vida do codificador da doutrina espírita, Allan Kardec. O que transformou o cético em referência fundamental de uma religião? O que o convenceu a acreditar que os mortos estavam vivos e se comunicavam através de médiuns? O que o fez enfrentar adversários ferrenhos da Igreja e da imprensa para levar ao maior número de leitores sua fé na sobrevivência do espírito? Foi em busca de respostas para estas perguntas que o autor, biógrafo de Chico Xavier, saiu a campo. O resultado de sua pesquisa é um retrato surpreendente do homem que virou símbolo de uma doutrina para milhões de seguidores e ajudou a transformar o Brasil no maior país espírita do mundo. 

4- O HOMEM DE BEM (Marcus de Mario): Trata da educação do homem ao amor ao próximo, na prática do bem, na descoberta de si mesmo e na conquista da perfeição através da cooperação com a obra divina. Apresenta a história de homens e mulheres que vivenciaram na Terra em diferentes épocas, vivenciando as leis de justiça, amor e caridade. Suas histórias são consoladoras, confortadoras e de estímulo para vencer nossas dificuldades diárias. O que se apresenta como um sonho para muitos de nós, para Irmã Dulce, Gandhi, Zilda Arns, Chico Xavier e Anália Franco, foi uma realidade que hoje serve como referência para quem busca se conhecer e ser um homem de bem. O autor realiza um profundo estudo dos textos "O Homem de Bem" e "O homem no mundo", que pertencem ao capítulo 17 de O Evangelho segundo o Espiritismo, trazendo valisas reflexões e importantes conceituações doutrinárias.

0 comentários: