segunda-feira, 9 de março de 2015

VOCÊ SE CASARIA CONSIGO?

    O título é esse mesmo: VOCÊ SE CASARIA CONSIGO? Se dissesse "comigo", que graça teria? 
   Invertendo os papéis,vamos supor que você esteja à procura de alguém para se casar; será que você apresenta as qualidades, a personalidade, o amor suficientes para atrair você mesmo, se você fosse o seu candidato? Você se casaria com você, com um tipo como você?
     Salomão escreveu: "Encontrar uma mulher é encontrar a felicidade, é obter um favor de Iahweh" (provérbios 18,22). Encontrar um bom marido, é claro, deve ser a mesma coisa. Mas na maioria das vezes, quando se procura o cônjuge ideal, a gente esquece de uma coisa importantíssima: se você não for também um elemento adequado para tal par, jamais esse par se constituirá.
     Ronald D. Kelly, conta de um colega seu que via os anos se passarem sem conseguir fixar-se definitivamente numa mulher. Também pudera! Ele tinha uma lista de condições rigorosa para a  possível futura esposa e, quando o amor ia se tornando mais ou menos firme, ele apresentava seu pacote de exigências: ela não poderia trabalhar fora de casa, o penteado deveria ser do gosto dele, em matéria de escolha de música, esportes, comida, vestuário... tudo teria de ser dentro do padrão por ele estabelecido. O pior é que ele não atinava com o que deveria mudar, para achar uma moça que se apaixonasse por ele e quisesse aventurar-se com ele à busca da felicidade a dois. Na verdade, um dos mais sérios problemas no casamento é o fato de cada um dos cônjuges querer mudar o outro. Naturalmente, cada um quer ver no outro realizado o ideal com que  o escolheu. Mas não em apontar defeitos se exagere! A maioria de todos nós é mestra em apontar defeitos alheios, sobretudo do próprio marido ou da mulher, conforme o caso; quantos, todavia, são capazes de enxergar os próprios defeitos? Cada um tem seu modo de pensar e de agir e, assim, é possível também no lar que um irrite o outro com seu procedimento. Portanto, se alguma coisa lhe desagrada nele(a), por que não perguntar a si próprio(a) se você também desagrada a ele(a) em algum ponto? Assim, ao invés de insistir: MUDE! MUDE! - comece por si mesmo. Não sobra tempo para ele(a) por causa da TV? Alguém perturba a outra parte com o cigarro? São exemplos, corrija-se!!! Depois do período de romance, cada um quer mudar o outro. Casamento só durará mesmo quando cada um procurar mudar a si e não  a outra parte. Cada metade olhará mais as necessidades da outra que as próprias e não os defeitos desta que os próprios. 
     Tenha dó do seu lar e pense no que é ser casado(a) com você. Isso ajudará a mudar umas coisinhas para o bem de todos... Então, você casaria consigo?
  Retirado do livro: Sugestões e apelos para um vida de plenitude (Antônio Lima dos Santos) 

0 comentários: