quarta-feira, 30 de abril de 2014

SUGESTÃO PARA LEITURA - ABRIL 2014

1- UMBANDA, ESSA DESCONHECIDA ( Roger Feraudy): Esse livro tornou-se, ao longo de duas décadas, uma obra básica de referência para os estudiosos da Umbanda, e retorna agora revista e ampliada. O sábio mestre oriental Babajiananda (Pai Tomé) desvendou aqui, pela primeira vez, as desconhecidas origens ancestrais do culto AUM-PRAM, da velha Atlântida, e seu ressurgimento no Brasil, por determinação dos Dirigentes Planetários - fundado, em 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. De forma clara e didática, são revistos conceitos fundamentais ainda pouco compreendidos da temática umbandista: que são, na verdade, os Orixás, e o que significam seus nomes originais? Como operam as Linhas de Umbanda? Traz orientações sobre as práticas, como oferendas e despachos, pontos cantados e riscados, guias, banhos de ervas, a estruturação de um centro, criação de um gongá, obrigações, desenvolvimento e iniciação dos médiuns etc.

2- ENCONTRO COM A VIDA (Robson Pinheiro): As atenções se voltam para a atuação dos espíritos nas igrejas evangélicas, para aqueles que se julgam salvos. Joana Gomides, a personagem principal dessa obra se envolve com drogas e o sexo desenfreado até seu reencontro consigo mesma e com Deus. A personagem aproxima-se muito de nós ao se abrir e se mostrar humana a ponto de errar, cair e chorar pela própria derrota. Porém, eleva-se qual pássaro de luz ao se descobrir capaz de superar-se e de ser auxiliada pelo amor da mãe e de seus amigos. Através da oração e da fé genuína, sua mãe consegue mobilizar recursos espirituais num templo protestante, provando que os espíritos ou "anjos" trabalham sem barreiras e distinções religiosas. 

3- APESAR DE TUDO (Mônica de Castro): Tudo se inicia quando Margarete, empregada na casa de uma família rica do Rio de Janeiro, tem um caso com Anderson, um menino de apenas 14 anos, filho de seus patrões, e acaba por engravidar. Revoltada, Bernadete e Graciliano a despedem e proíbem o filho de assumir a criança Desesperada, Margarete se deixa levar pela bebida ainda grávida e, quando seu filho nasce, vaga pela cidade sem saber o que fazer e acaba abandonando-o em uma lata de lixo. Arrependida, volta para buscá-lo mas ele já havia sido encontrado por outras pessoas. Desesperada, ela é atropelada e morre, sem perceber que desencarnou ela é ajudada por Félix (companheiro de vidas passadas) para compreender o que havia acontecido. Os personagens descobrirão o verdadeiro significado do perdão e da liberdade de escolha de cada um. As dificuldades que a vida impões servirão para mostrar que o esforço da alma rumo ao bem sempre traz recompensas e o prêmio maior são as pessoas que se conquistam e com as quais se descobre o verdadeiro valor da vida.

4- TUDO QUE VIVE É TEU PRÓXIMO (autores diversos): Longe de ser apenas uma alternativa alimentar, o vegetarianismo faz parte das alterações urgentes que se impõem aos cidadãos da Nova Era. "A base do meu vegetarianismo não é física, mas ética", afirmava Gandhi, um dos autores dos quatro textos que compõem esta obra. A sua filosofia da não-violência nos confronta com a incoerência que constitui pregarmos a paz enquanto destruímos vidas, desnecessariamente. C. W. Leadbeater, um dos pilares da Teosofia, descreve os efeitos energéticos desapercebidos que sobrecarregam as cidades modernas de energias de violência e depressão, com repercussões terríveis sobre os seres humanos, sobretudo crianças, e analisa as conseqüências, do ponto de vista oculto, da alimentação que, por desconhecimento, a humanidade ainda prefere conservar. Um texto clássico de Ramatís, o conhecido mestre oriental, desvenda o verdadeiro mecanismo produtor das guerras e o substrato que se oculta por trás do domínio das Sombras sobre a humanidade, e que é de interesse de seus líderes conservar oculto para a consciência dos encarnados. M. de Castro analisa as causas, nunca mencionadas, da fome do planeta e noticia as pesquisas mais atuais sobre as patologias do câncer, as associadas à terceira idade, a reposição hormonal e os distúrbios climatéricos. A posição dos espiritualistas e espíritas diante da alimentação e em face das Leis Maiores é examinada, incluindo a insofismável diretriz kardequiana que poucos têm a coragem de admitir. O conteúdo desta obra pode ser a sua via de acesso à mudança que o tornará um dos agentes da paz na Terra e um dos "mansos e pacíficos" que a terão por herança nos milênios futuros. 

5- CARMEM MARIA (Anna Ponzeta): O desejo ardeu em Carmem por muitas encarnações. Seu magnetismo cruel e envolvente foi responsável pelos mais torpes delitos e injustiças. O prazer provocou a dissolução de inúmeros lares, e a revolta em muitas mulheres. O cinismo virou esperteza, a esperteza desencadeou a astúcia e esta desenvolveu nela um forte poder de sedução, que passou a ser sua maior arma diante da vida. E assim, os débitos com a Lei foram se acumulando, vida após vida. Carmem então começou a colher os frutos de sua conduta moral: condenada à fogueira pela “Santa Inquisição”, ardeu acompanhada por um grupo de almas delituosas que passou a fazer parte da trama de sua trajetória, repleta de árduas expiações. Dentre experiências de ida e vinda, Carmem reencarna em humilde família espanhola e conhece a dor do estupro, da perda do lar em tenra idade, da separação dos pais, enfim, da vida nas ruas, sob o jugo da caridade alheia. Tem início aí a sofrida busca dessa alma para vencer sentimentos mesquinhos e ganhar a liberdade, depois de longo período de escravidão.  Detalhes instigantes do esquema traçado pelo Alto para que a nova missão de Carmem tenha êxito são narrados por guardiões que amparam a sua trajetória nos dois lados da vida. Trama envolvente, que aborda temas fortes, cercados  de preconceitos e tabus, que mexe com sentimentos e atavismos dos seres, e que esclarece principalmente importantes aspectos ligados às bases de um projeto expiatório, faz prender a atenção do leitor pelo dinamismo com que é narrada. 

0 comentários: