quinta-feira, 6 de março de 2014

DA OBSERVAÇÃO À NÃO-MENTE

    "Uma vez que a pessoa esteja em um estado de não mente, nada pode desviá-la de seu ser. Não há poder algum maior que o da não-mente. Nenhum mal pode ser feito a ela. Nenhum apego, nenhuma cobiça, nenhuma raiva, nada pode surgir nela. A não-mente é absolutamente um céu puro, sem qualquer nuvem.
    Existe uma lei intrínseca: pensamentos não têm vida própria. Eles são parasitas; eles vivem na sua identificação com eles. Quando você diz, “eu estou com raiva”, você está despejando energia vital na raiva, porque você está ficando identificado com ela. Mas quando você diz: “eu estou observando a imagem da raiva na tela da mente dentro de mim”, você não está mais dando qualquer vida, qualquer alimento, qualquer energia à raiva.
   Você será capaz de mover no caminho certo, o seu êxtase, as suas belas experiências vão se tornar mais e mais profundas, mais e mais amplas, com novas nuances, novas flores, novas fragrâncias.
    Esses são os caminhos e o critério de como escolher: se você se move em algum caminho, usa alguma metodologia e isso lhe traz alegria, mais sensitividade, torna-o mais observador e lhe dá uma sensação de imenso bem-estar, esse é o critério de que você está indo no caminho certo. No caminho certo sua felicidade irá crescer dia após dia e suas experiências de belas sensações irão tornar-se profundamente psicodélicas, muito coloridas, com cores que você nunca viu no mundo, com fragrâncias que você nunca experimentou. Então, você poderá seguir no caminho sem qualquer medo de que possa estar indo errado. A meditação com certeza leva à não-mente, assim como todo rio se move em direção ao mar, sem qualquer mapa, sem qualquer guia. Todo rio, sem exceção, finalmente alcança o oceano. Toda meditação, sem exceção, finalmente alcança o estado de não-mente. Não-mente é uma palavra simples, mas ela significa exatamente despertar, liberação, liberdade de todas as escravidões. Essas são palavras grandiosas e eu não quero que você fique assustado, por isso eu uso uma palavra simples, não-mente."
     Osho - Retirado do Facebook "OSHO Brasil"

0 comentários: