quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SITUAÇÃO DO ESPÍRITO DURANTE A GESTAÇÃO - Perguntas e respostas


1) O que é o Espírito?
O Espírito é o ser inteligente da criação que habita o espaço. Quando encarnado, designamo-lo por alma. 


2) Como funciona a reencarnação?

O Espírito, quando vai encarnar em um novo corpo, passa por uma perturbação. Na fase que antecede à nova existência, há os problemas com a escolha do corpo, as provas que lhe serão designadas, a família que vai lhe dar guarida. Registre-se, também, o medo de falhar em sua nova encarnação.


3) O que se entende por gestação?

Gestação é o desenvolvimento do embrião a partir da concepção até o parto (no ser humano, dura aproximadamente 9 meses). Fala-se, também, da materialização da vida no plano físico.


4) Em que momento a alma se une ao corpo?

A união começa na concepção, mas só se completa no nascimento. Durante a gestação, permanece ligado, mas não unido. (1, pergunta 344)


5) Como se processa a união do Espírito ao corpo físico?

No ato da concepção, o perispírito se contrai até a dimensão de uma molécula, que se liga ao PRINCÍPIO VITO-MATERIAL DO GÉRMEN. Desenvolve-se unindo molécula por molécula ao novo corpo em formação. O Espírito fica ligado, não unido ao corpo físico. Somente quando a criança vem à luz é que se une por completo, quando se dá o fenômeno do esquecimento do passado e a tomada da consciência da nova existência terrena. (2, cap. XI, item 18, p. 214)


6) A união entre o Espírito e o corpo é definitiva?

Sim. Uma vez indicado um corpo, outro Espírito não pode tomar aquele corpo. Se o Espírito destinado àquele corpo não quiser reencarnar, o laço fluídico pode romper-se. (1, pergunta 345)


7) No intervalo da concepção ao nascimento, o Espírito goza de todas as suas faculdades?

Sim e não. Depende da fase da gestação. Quanto mais perto estiver do nascimento, a perturbação aumenta, pois o processo de esquecimento do passado se intensifica. (1, pergunta 351)


8) Durante a gestação, há o auxílio dos protetores espirituais?

Sim. O Espírito André Luiz, nos capítulos 11 e 12, de Missionários da Luz, mostra-nos os meandros da reencarnação de Segismundo, um Espírito bastante endividado com relação às leis naturais. Raquel, sua futura mãe terrestre, toda noite, recebia os afetos dos mentores espirituais. "Rara a noite em que não vinham Espíritos, agradecidos a Segismundo, velar pela harmonia da sua nova reencarnação, prestando à casa, aos pais e a ele os mais variados auxílios”.


9) Qual é a relação entre mãe e o novo Espírito reencarnante?

Há uma troca incessante de impressões entre a mãe e filho que está sendo gerado. Quando o futuro filho é um Espírito inferior ele não traz sensações muito agradáveis. O Dr. Ricardo Di Bernardi diz-nos que a sintonia depauperada dos campos vibratórios pode gerar os enjoos e os desejos extravagantes da futura mãe. Pede, contudo, para não se generalizar, porque o sintoma pode ser meramente físico.


10) Qual o peso do ambiente doméstico para um boa gestação?

Um lar equilibrado fornece o ambiente propício para um reencarne tranquilo. Quando este é desarmonizado, tanto a mãe quanto o novo rebento sofrem, inclusive com a influência nefasta de Espíritos imperfeitos.


(1) KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed. São Paulo: Feesp, 1995.

(2) KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975.

SérgioBiagi Gregório

Fonte: Aprofundamento Doutrinário Espírita

0 comentários: