Você já se deu conta do tanto de coisas que junta em casa? Consegue mentalizar algumas coisas que comprou e nunca tirou da embalagem? Ou então, consegue pensar em pelo menos cinco coisas que não usa há mais de seis meses? Precisa de dinheiro e não sabe de onde tirar? Seu armário não cabe mais nada porque está completamente entulhado de coisas? Se você respondeu ’sim’ a algumas das perguntas acima, você é um forte candidato a uma sessão de desapego!
Mas então, o que é o desapego?
Desapego é uma atividade que consiste em doar/dar/vender alguns bens materiais que você não usa faz tempo ou que até mesmo nunca utilizou. Pode ser uma roupa, um livro ou um aparelho eletrônico. O desapego é uma atividade extremamente benéfica. Além de te ensinar a não ser dependente de bens materiais, ainda poderá te trazer uma série de benefícios que vão desde a uma casa/quarto mais arejado, até uma graninha extra que você não estava esperando.
E então, como eu começo?
Primeiro você tem que identificar objetos alvo de desapego.
Livros
- É um livro que você não encosta há mais de seis meses? (se respondeu ‘não’ a essa pergunta, ele não é um candidato a desapego)
- Você acha que irá precisar de utilizá-lo nos próximos três meses? (se respondeu ’sim’ a essa pergunta, ele não é um candidato a desapego)
- Você nunca leu esse livro e ele está encostado há tempos na sua estante?
- Você leu esse livro e não gostou dele?
- É um livro didático de uma matéria que você já cursou e não irá precisar mais?
Caso tenha respondido de forma afirmativa a alguma dessas perguntas, você já achou um candidato ao desapego!
Outros produtos
- Você não usa esse produto há mais de seis meses?
- Mal se lembrava que tinha isso ainda?
- Se for uma roupa com etiqueta que está encostada no seu armário há meses esperando que você emagreça/engorde ou que a peça volte a moda, não acha que está na hora de ‘perder as esperanças’?
- Ele está em bom estado de funcionamento? (Caso seja algum equipamento)
- O produto está novo e encostado?
Caso tenha respondido de forma afirmativa a alguma dessas perguntas, você já achou um candidato ao desapego!
Agora, você tem que decidir se esse objeto é alvo de doação para uma instituição de caridade, para algum amigo/amiga/familiar ou pode ser colocado à venda. Geralmente uso o seguinte critério:
- Roupas eu SEMPRE coloco para doação. Se é uma roupa ainda com etiqueta, posso separar para dar de presente para alguém
- Livros didáticos e acadêmicos coloco no Mercado Livre ou na Estante Virtual
- Eletrônicos coloco no Mercado Livre caso tenham menos de 2 anos de uso, senão prefiro doar (depois o negócio dá problema e o comprador vai ficar te infernizando, mesmo que você tenha falado que o produto é sem garantia)
- Livros em geral eu tento vender no Mercado Livre e na Estante Virtual. Outra opção é levá-los a um sebo e tentar vender ou trocar por algum livro do seu interesse ou até mesmo fazer doação à Biblioteca Municipal e escolas.
Se for vender algum produto, faça cadastro em algum site de vendas na internet (para o Brasil, o Mercado Livre é o melhor e possui um sistema muito intuitivo) ou então crie sua própria lojinha virtual!
Lembrem-se que são apenas bens materiais. Alguns poucos sempre estão carregados de lembranças e é melhor que não sejam vendidos. Mas não seja egoísta/burra a ponto de achar que todos eles são extremamente importantes e que poderá precisar um dia de novo. Se precisar de novo, você vai lá e compra novamente!
RETIRADO DO SITE: http://defenestrando.net/?p=537
0 comentários:
Postar um comentário