domingo, 21 de novembro de 2010

UMBANDA E OS ELEMENTAIS

     A Umbanda apresenta como mensagem religiosa, a pratica da caridade pura, o amor fraternal, a paz e a humildade. Ela também propõe a produzir pela magia, modificações existenciais que permitem a melhoria da vida do ser humano.
     O som é a manifestação do pensamento, que por sua vez, é a exteriorização da energia. Como o som se manifesta em ondas, e estas encontram-se em movimento, em forma de vibrações que se manifestam por ondas sonoras. Entre o fluxo e refluxo dessas ondas, existe um ponto neutro, que na magia, é considerada na frequência da nota musical "FÁ". Ela é tida como tônica da natureza equivalente à frequência modulada.

             UMBANDA E OS ELEMENTAIS

"AR": O ar é um elemento considerado ativo masculino, sendo o 1º elemento. Possui natureza dupla: É ao mesmo tempo atmosfera tangível, um substrato intangível chamado AR ESPIRITUAL. É o hálito que respiramos e que se acha simbolizado pelas fumaças usadas nos rituais de UMBANDA.
    A fumaça representa o ato da libertação da forma, com uma imediata dissolução no ar, de modo espiralado, permite ao ar agir como intermediário entre o mundo físico e o espiritual, tornando-se assim um agente mágico capaz de realizar a intenção com que a fumaça é liberada.


"AGUA": É o elemento passivo feminino. O conceito da água estende-se a toda matéria em estado líquido. Este elemento esta sempre ligado ao conceito da fertilização,da maternidade, e geração. Serve como elemento condutor de energia vibratória, como agente mágico que religa o ser humano a DEUS pelo batismo.


"TERRA": Elemento passivo feminino. Possui duas partes essenciais, a inferior, fixa, terrena imóvel. E a superior, rarefeita, móvel e virtual. Ele atribui-se da propriedade de receber descargas etéreas e materiais, é a vestimenta da materialidade.
   Na UMBANDA a terra, representa a energia capaz de aliviar a pessoa das cargas dirigidas por alguém ou alguma coisa.


"FOGO": Elemento ativo e masculino. Dos quatro elementos, é o que se acha mais constantemente as religiões, desde os tempos pré-históricos, simbolizando a própria alma e a vida. Ele é visível e invisível, uma flama ate real e espiritual que se manifesta através de uma flama substancial e material. A UMBANDA considera o fogo, o mais enigmático e surpreendente dos 4 elementos, pois sua energia é extremamente poderosa.


OS TRABALHADORES DA NATUREZA

     Os elementais são entidades espirituais correspondentes aos quatro elementos da natureza. No FOGO existem as SALAMANDRAS, no AR os SILFOS, na AGUA as ONDINAS, e na terra os GNOMOS
    Falar cabalisticamente dos Silfos é falar das almas, dos espíritos do ar, representa a potencia ativa de tal elemento, ordenando e provocando sua manifestação. Da mesma forma as Ondina, os Gnomos, e as Salamandras, cada um no seu meio respectivo.
    Podem ser percebidas pelo homem em certos estados de consciência. A linha a que pertencem é chamada de EVOLUÇÃO DÉVICA, estando na escala angélica como as outras 7 linhas menores a quem cabe realizar a evolução da vida e da forma dom nosso planeta. A cima dos elementais , devas menores, estão os anjos e arcanjos, na escala ascendente da dimensão evolucionária, até que sejam atingidos os 7 poderosos espíritos da natureza(Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Yemanja, Yori e Yorimá).

    Na floresta comandada por Oxossi, temos as lindas Dríades, de cabelos compridos e luminosos, trabalhando diretamente nas árvores, as fadas que com suas fascinantes evoluções manipulam a clorofila das plantas, estabelece a multiplicação de matizes das flores e fragrâncias que exalam (as mais evoluídas delas agem transformando , combinando e misturando não só colorações e fragrâncias, mas até forma de cada pétala ou broto que nasce nos campos, prados, vales, e jardins e grutas), os Elfos, que voam pelos campos estão associados à vida das células da relva e outras plantas tomando aparte de sua formação física, os homúnculo das árvores que trabalham dentro do duplo etéreo.
    Os Duendes e os Gnomos cuidam da fecundidade da terra e das pedras e metais preciosos. Alguns deles evoluem tornando-se Anjos que presidem áreas de3 crescentes dimensões, modelando as formas mais densas, puramente sólidas da natureza.
    As Ondinas nunca são encontradas longe dos oceanos, rios, lagos, ou córregos, sua forma é feminina, não tem asas, seus movimentos são graciosos e sua beleza arrebatadora. A cascata é o lugar perfeito das Ondinas, onde elas se divertem em bandos e onde a UMBANDA na purificação de seus adeptos.
    Os Silfos pertencem a linha evolucionária presidida pelo Sr, do Ar, e como as Fadas, também apresentam assas que se estendem por todos os seus corpos etéricos. Voam andam, fluem forças através de suas auras, em pequenos grupos, com cores e matizes vibrando entre eles, ou acima deles, e movimentam-se com extrema rapidez.
    As Salamandras são espíritos do fogo e se apresentam com corrente de energia ígnea que fluem, que precipitam não se moldando jamais a figuras e posições humanas, de acordo com a vontade do supremo Sr. Do Fogo.
    Cada vez que destrói alguma coisa na natureza, o homem ativa a ira dos elementais que, através da lei do retorno darão sua resposta. Ex: Enchentes, desertos, falta de alimentos. Quando isto começa a acontecer, esta na hora de uma reciclagem da raça humana, e os ELEMENTAIS simplesmente se afastam para dar lugar ao trabalho dos espíritos dos ELEMENTARES.

ELEMENTAIS E ELEMENTARES
    A energia de ambos tem a mesma origem (ORIXÁS), entre tanto a diferença entre ambos é fundamental.
    Os ELEMENTARES são os espíritos dos ELEBARAS ( Exus) integram e dinamizam os diversos planos em que se divide a criação. Exú é o portador de força, mensageiro dos ORIXAS, guardião dos limites espaciais, policial e elemento de união das duas partes em que esta dividido o cosmo. Ele é tutor das forças caóticas, estando nos limites entre matéria e espírito, é o executor do Karma no círculo da encarnação0. Por isso comunica-se frequentemente com os homens através das incorporações.
   Já os ELEMENTAIS, que são espíritos da natureza, funcionam como agentes cósmicos que não se desenvolvem em seres humanos, e tem como tarefa primordial dinamizar o elemento vital, num corpo sem energia emocional.
   Portanto, a origem é a mesma, e as funções distintas. Uns dinamizam a matéria (ELEMENTAIS) e outros dinamizam a ação Kármica (ELEMENTARES).
             MAURÍCIO D'OGUM (Retirado do site: portalarcoiris)

0 comentários: