terça-feira, 25 de maio de 2010

NÃO-VIOLÊNCIA

     O primeiro passo para a regeneração e divinização do homem é eliminar a sua natureza bestial. O traço predominante das feras é a crueldade. Portanto, homens sábios preceituam a Não-Violência. Este é o método-chave mais potente para erradicar completamente a natureza brutal e cruel do homem. Sua prática desenvolve o amor. A Não-Violência é um outro nome para a verdade ou Amor Universal. É amor puro, é prêmio divino. Onde há amor há Não-Violência, onde há Não-Violência há amor e altruísmo, pois andam sempre juntos.
     A mensagem de todos os santos e profetas de todas as épocas e latitudes é a mensagem do Amor. A Não-Violência é o melhor e mais nobre traço de caráter que se encontra expressado nas vidas e atividades das almas que atingiram a perfeição. Ela não é apenas um meio para alcançar a salvação, mas também de se gozar paz e beatitude perenes. O homem alcança a paz não fazendo mal a qualquer ser vivo. Há apenas uma religião: a religião do amor e da paz! Há apenas uma mensagem: a da Não-Violência, o supremo dever do homem.
     O significado da Não-Violência pressupõem não matar, porém, não é apenas este. No seu significado mais amplo, implica na total abstenção de causar toda e qualquer dor ou mal a qualquer criatura viva, em pensamento, palavras e atos. Não-Violência requer mente, língua e mãos inofensivas. Ela é o verdadeiro sacrifício: o perdão.

     De um modo geral, as pessoas pensam que Não-Violência é não maltratar qualquer criatura viva fisicamente. Esta é apenas a sua forma grosseira. O voto de Não-Violência é quebrado mesmo quando se demonstra desprezo por outra pessoa ou se alimenta injustificada antipatia; quando se olha com desagrado ou se fala mal dos outros; quando se calunia ou difama; alimentando pensamentos de ódio, quando se mente ou se arruína outro homem, seja de que maneira for.
     Palavras ásperas e rudes são violência. Palavras grosseiras dirigidas a mendigos, serviçais ou subalternos são violência. Magoar os sentimentos alheios por gestos, atitudes ou palavras também é violência. Desmerecer ou ser deliberadamente descortês com uma pessoa na presença de outras é falta de consideração. Deixar de aliviar o sofrimento ou mesmo deixar de socorrer uma pessoa em aflição é uma espécie de violência. É o "pecado" da omissão. Evita rigorosamente todas as formas de crueldade direta ou indireta, positiva ou negativa, imediata ou retardada. Pratica a Não-Violência na sua mais pura forma e torna-te divino.
     A Não-Violência é um grande voto universal. Deve ser praticada por todos os povos de todos os países, não concerne apenas aos hindus e indianos. Quem quer que deseje atingir a Verdade, deve praticar a Não-Violência. É possível que tenha de enfrentar inúmeras dificuldades, sofrer toda sorte de prejuízos; mas não deve abandonar a prática. Provações e dificuldades certamente surgirão no seu caminho para pôr em prova a tua força, mas deve manter-se inflexível. Somente então seus esforços serão coroados de pleno êxito.
                  Mensagens Espirituais - FEEU 1987

0 comentários: