Segundo a filosofia iogue, os chacras são canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximas da superfície do corpo. Imagine que os chacras são uma lâmpada com uma tomada do lado, eles tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema.
Temos sete chacras principais em nosso corpo, os quais são responsáveis pelas distintas energias que atuam em conformidade com as glândulas e órgãos, energizando e nutrindo nosso organismo como um todo, pois para viver, é necessário mais do que oxigênio, água e alimentos. Precisamos também de energia do éter e de energias mais sutis ainda, desconhecidas em sua maioria. A consciêcia humana, tal como a conhecemos, foi despertada em nosso corpo físico através de chacras astrais. Além de manter vivo o corpo físico, os chacras desempenham outra função quando em atividade. Cada chacra etérico possui um chacra astral correspondente. O chacra etérico está sempre na superfície do duplo etérico (corresponde a um plexo nervoso físico), enquanto que o chacra astral está frequentemente no interior do corpo astral.
OS SETE CHACRAS PRINCIPAIS
Primeiro: CHACRA RAIZ OU BÁSICO (MULADHARA)
Situa-se na base da coluna vertebral e recebe energia da Terra e relaciona-se com a coluna vertebral (kundalini), tanto quanto os órgãos genitais e com a ativação dos desejos. Sua atividade está ligada em trazer vitalidade para o corpo físico. Quando este chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou endócrinos. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exarcebada ou até mesmo a presença de algum tumorno local.
Situa-se na base da coluna vertebral e recebe energia da Terra e relaciona-se com a coluna vertebral (kundalini), tanto quanto os órgãos genitais e com a ativação dos desejos. Sua atividade está ligada em trazer vitalidade para o corpo físico. Quando este chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou endócrinos. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exarcebada ou até mesmo a presença de algum tumorno local.
Qualidades positivas: coragem, estabilidade, individualidade, sucesso e segurança
Qualidades negativas: insegurança, raiva, agressividade e tensão
Segundo: CHACRA ESPLÊNICO (SWADHISTANA)
Situa-se no lado esquerdo do umbigo, em baixo da costela, mais especificamente no baço. Recebe energia do Sol e relaciona-se com cura e emoções, bem como com fígado, rins e intestinos. É responsável pela energização geral do organismo, por ele penetram as energias cósmicas mais sutis que são distribuídas pelo corpo.
Qualidades positivas: assimilação de novas idéias, dar e receber, mudanças, saúde e tolerância
Qualidades negativas: confusão, ciúme, impotência, problemas na bexiga e problemas sexuais
Terceiro: PLEXO SOLAR (MANIPURA)
Situa-se no umbigo. Está relacionado com as emoções e recebe energia primária Divina. O cordão de prata está ligado a este chacra. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada à emoções e prazeres imediatos; quando fraco, sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.
Qualidades positivas:auto controle, energia, humor, poder pessoal e transformação
Qualidades negativas: medo, ódio, problemas digestivos e raiva
Quarto: CHACRA CARDÍACO (ANAHATA)
Situa-se no coração, relaciona-se com a compreensão e com o relacionamento social (recebe energia primária de Deus). Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta, quando enfraquecido, indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo, no aspecto físico também pode indicar doença cardíaca.
Qualidades positivas: amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia e paz
Qualidades negativas: instabilidade emocional, desequílio, problemas de coração e circulação
Quinto: CHACRA LARÍNGEO (VISHUDDA)
Localiza-se na larínge, relaciona-se com o poder do Verbo, da percepção mais sutil e com o sentido da audição. Quando desenvolvido indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraqueza de diversas funções físicas, psíquicas e mentais.
Sexto: CHACRA FRONTAL (AJNÃ)
Encontra-se na nossa testa, entre as sobrancelhas (terceira visão) sobre a glândula pineal e está ligado à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido, aponta para um certo primitivismo psico-mental.
Qualidades positivas: concentração, devoção, intuição, realização da alma e sabedoria
Qualidades negativas: medo, falta de concentração, dores de cabeça, pesadelos e tensão
Sétimo: CHACRA CORONÁRIO (SAHASHARA)
Localiza-se sobre a hipófise, é o mais brilhante de todos e conhecido também como "Lótus das mil pétalas. Através dele recebemos a luz divina.
Qualidades positivas: abre a consciência para o infinito
Qualidades negativas: alienação, confusão, depressão e falta de inspiração
0 comentários:
Postar um comentário